Estudo mostra as consequências do cigarro eletrônico para a saúde do coração

Por - Jerazel
04/12/23 15:56

A cada ano, o uso do cigarro eletrônico está aumentando. Os fumantes dos cigarros convencionais acreditam que estes trazem menos males para a saúde, mas isso não tem fundamento. Ambos afetam a saúde do coração, pulmões e o restante do corpo.

Inclusive, além dos males à saúde, esse novo tipo de cigarro faz com que o combate ao tabagismo seja mais desafiador, já que esses dispositivos são mais atraentes para os jovens, fato esse preocupante em um país com 9,8% de fumantes.

A verdade é que todo derivado do tabaco é prejudicial e vicia! Saiba mais sobre o estudo feito pela Universidade da Califórnia acerca das suas consequências do cigarro eletrônico para a saúde do coração.

Qual a ligação entre o cigarro eletrônico e a saúde do coração?

O estudo da Universidade da Califórnia traz informações úteis e específicas acerca do tema. 

Saiba qual a ligação entre cigarro eletrônico e saúde do coração:

Aumento de adrenalina

Em situações de perigo naturais, seja um assalto, presença de animal selvagem ou qualquer outro forte indicativo de periculosidade, doses de adrenalina são liberadas na corrente sanguínea para impulsionar uma corrida ou fuga daquela situação.

Esse hormônio faz com que a frequência cardíaca aumente e a respiração também. Os vapers, como também são chamados os cigarros eletrônicos, ativam esse importante hormônio mesmo sem necessidade. 

Ao estar em constante liberação de adrenalina, o coração pode sofrer danos e, até mesmo, desenvolver doenças.

Aumento do estresse celular

De forma natural, o corpo produz oxidantes, também chamados de radicais livres, que nada mais são que pequenas moléculas responsáveis por matar alguns tipos de células em um processo natural do organismo.

Agentes externos, como o uso do cigarro eletrônico, podem causar o aumento não saudável dos radicais livres, que, por sua vez, acabam por atacar artérias e veias, gerando sintomas e problemas para a saúde.

Entre eles, o mais grave é o de estreitamento das artérias. 

Quais são as outras consequências do cigarro eletrônico?

Além dos riscos para a saúde do coração e das artérias, o vaper também traz outras consequências para o restante do corpo:

Inflamação do pulmão

O uso de cigarros eletrônicos apresenta uma taxa considerável de inflamação no pulmão, além de aumentar os riscos do aparecimento de patologias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e bronquite.

Além disso, os vapores inalados por esses dispositivos contém substâncias tóxicas e, apesar de não ser fumaça de tabaco, também possuem altas doses de materiais não saudáveis.

Diminuição da imunidade

Outro estudo associa o uso de cigarros eletrônicos a riscos à baixa da imunidade das pessoas que os usam.

Nas pessoas estudadas que fumavam cigarros eletrônicos, foi constatada a diminuição da atuação de mais de 53 genes de imunidade tirados de dentro do nariz, o que constata que o cigarro eletrônico, além de trazer males para a saúde do coração, também diminui a imunidade.

Com uma imunidade mais baixa, o risco de contaminação por doenças é mais fácil, o que já é negativo de forma geral, agravando-se no caso de fumantes que geralmente possuem a saúde mais debilitada por causa do tabagismo.

Agora que você já sabe que o uso de cigarro eletrônico causa grandes males para a saúde do coração, que tal continuar navegando em nosso blog e entender mais sobre ahistória do transplante cardíaco no Brasil?

Autor: Quoretech

Data da publicacão: 29/01/2021