Melhores dietas para cardiopatas

Por - Jerazel
04/12/23 15:34

Escolher as melhores dietas para cardiopatas é uma preocupação cada dia maior, já que uma das principais causas de doenças cardíacas, assim como vasculares, por exemplo, infarto, AVC, hipertensão e o acúmulo de gordura nas artérias, é a obesidade.

Líderes de mortes no Brasil desde 1960, as cardiopatias são uma preocupação constante tanto para cardiologistas como outros especialistas, que procuram tratar da melhor forma esse tipo de doença, como principalmente trabalhar na prevenção delas.

Dessa forma, escolher o cardápio mais adequado para esses pacientes, assim como recomendar a realização de atividades físicas e ingestão de mais água, por exemplo, faz parte da rotina de profissionais da saúde de todo o Brasil.

No artigo de hoje falaremos do impacto da alimentação em relação às cardiopatias e também sobre quais são as melhores dietas para cardiopatas. Confira.

Perigos de uma dieta pobre para cardiopatas

Não é novidade que uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras e sódio pode trazer inúmeros males, dentre eles a obesidade e a hipertensão, que são as maiores causas de doenças cardiovasculares no país.

Isso torna-se mais sério ainda para pessoas que já possuem algum tipo de cardiopatia e que precisam estar atentos tanto aos sinais vitais como à qualidade de vida de modo geral.

De acordo com o longo e completo estudo “Health effects of dietary risks in 195 countries, 1990–2017: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2017”, feito em 195 países durante 27 anos, mais de 10 milhões de pessoas morreram ao redor do mundo por causa de alimentação incorreta.

Melhores dietas para cardiopatas: com ou sem carne?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que, apesar de já terem noções de que a redução de gordura, sal, açúcar e alimentos ultraprocessados deve ser feita, não possuem certeza em relação ao consumo de carne vermelha.

E isso se dá também pela popularização de dietas veganas e vegetarianas, que estão conquistando milhares de pessoas ao redor do mundo.

Pesquisa UK Biobank

E para tirar essa dúvida da melhor forma, a UK Biobank fez uma pesquisa durante 4 anos com mais de 422.791 pessoas, sendo 55,4% do sexo feminino.

Na pesquisa, foram pegos indivíduos que faziam uma das 4 dietas: 

  • comedores de carne vermelha, 

  • vegetarianos (que não comem nenhum tipo de carne), 

  • comedores de peixe,

  • comedores de carne branca, que inclui peixe e frango.

Dentre esses 4 perfis, 94,7% comiam carne vermelha e foi constatado que essas pessoas eram mais propensas a desenvolver sobrepeso do que o resto da amostragem.

Em contrapartida, os comedores de peixe apresentaram taxas menores de risco, tanto de AVC, IC, DCV e IM.

Ser vegetariano é a solução?

Apesar dos dados de que vegetarianos apresentam menor incidência em DCV, este foi o único indicativo positivo em comparação com a dieta de ingestão de carne.

Isso porque apesar de não comerem proteínas de origem animal, essas pessoas não possuem necessariamente uma dieta saudável e a alta ingestão de alimentos como batata frita está longe de ser ideal para quem possui alguma cardiopatia.

Comer ou não comer carne?

De acordo com a pesquisa, de modo geral, aqueles que ingerem peixes são os mais saudáveis, portanto, esse alimento é indicado tanto para pacientes com alguma cardiopatia, quanto aqueles que estão lutando para vencer a obesidade.

Dessa forma, o que é possível concluir do estudo é que os tipos de carne com maior índice de gordura, como a carne vermelha, devem ser ingeridos em menor quantidade ou evitados, de acordo com o estado de saúde geral do indivíduo.

Porém, o recomendado é que a dieta seja prescrita após exames de rotina e de uma avaliação minuciosa dos hábitos alimentares do paciente.

Agora que você já sabe quais são as melhores dietas para cardiopatas, aproveite para continuar em nosso blog e manter sua leitura sobre o assunto. Que tal entender mais sobre arelação entre Covid-19 e problemas cardiovasculares?

Autor: Quoretech

Data da publicação: 19/03/2021