Relação da Covid-19 com problemas cardiovasculares

Por - Jerazel
04/12/23 16:37

Ainda não sabemos por completo todo o impacto que a Covid-19 terá, mas estudos já mostram a sua relação com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares.
Segundo artigo publicado na Organização Mundial da Saúde, cerca de 16% dos pacientes com essa doença são atingidos com complicações cardiovasculares.
Como cardiologista, você deve estar sempre atualizado na área e ficar por dentro dos novos estudos, promovendo o melhor atendimento possível para os seus pacientes.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a relação entre os problemas cardiovasculares e a Covid-19!

Como a Covid-19 está relacionada com problemas cardiovasculares!

Veja quais são os principais problemas cardíacos que estão relacionados com a Covid-19.

Lesões cardíacas

As lesões cardíacas estão se mostrando como uma característica proeminente da doença, ocorrendo entre 20% a 30% dos pacientes hospitalizados.
No caso de pacientes não hospitalizados, essa taxa varia de 7% a 23%.
Além disso, elas ainda contribuem para 40% das mortes.

Arritmias

Um dos problemas cardiovasculares que acompanha as lesões são as arritmias.
Estudo realizado na China, com 138 pacientes internados pela Covid-19, aponta que 16,7% desenvolveram arritmia e 7,2% apresentaram lesão cardíaca aguda.
Eles ainda apresentavam anormalidades ecocardiográficas oueletrocardiográficas.

Desses pacientes, 12% que não apresentavam problemas cardiovasculares prévios tiveram paradas cardíacas ou níveis elevados de troponina T ultrassensível durante o período de hospitalização.

O aumento dessa substância intensifica a possibilidade de haver uma “tempestade de citocinas” ou ainda linfo-histiocitose hemofagocítica secundária.

Miocardite aguda

Cerca de 10% dos pacientes desenvolvem miocardite.
Estudos apontam que a doença é mais comum entre pessoas com casos mais graves e pode estar relacionada com a falência cardíaca aguda nos pacientes com Covid-19, principalmente no caso de miocardite fulminante.

O seu desenvolvimento pode estar relacionado com os altos níveis de troponina que foram identificados no estudo realizado na China.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca foi reportada em 23% dos pacientes com Covid-19.

Já a insuficiência cardíaca congestiva foi reportada em 5% deles e pode levar ao comprometimento da homeostase elétrica do miocárdio, causando taquicardias ventriculares que devem ser tratados com choque ou ainda com terapia ATP.

Qual é o mecanismo fisiopatológico envolvido nesses problemas cardiovasculares?

Por mais que existam muitos trabalhos mostrando a relação entre o desenvolvimento de problemas cardiovasculares com a Covid-19, ainda não se sabe direito quais são as suas origens.
Ela ainda é uma doença que contém muitos mistérios a serem desvendados e, diariamente, estamos descobrindo novos efeitos no corpo humano.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta que as causas podem se dividir entre diretas e indiretas.

Na primeira, por exemplo, a lesão direta mediada pela enzima conversora da angiotensina 2 (ECA 2) através da proteína S ocorreria pela alta afinidade entre o vírus a ECA 2, assim como pela desregulação do sistema-renina-angiotensina-aldosterona.

Já na indireta, podemos citar:

  • lesão miocárdica induzida pela hipóxia: causado pelo estresse oxidativo, acidose intracelular e lesão mitocondrial,

  • lesão cardíaca microvascular e macrovascular: causado pela hipoperfusão, hipermeabilidade vascular, angioespasmo e hipercoagulabilidade e trombose,

  • síndrome da resposta inflamatória sistêmica: tempestade de citocinas, desregulação das células do sistema imune e processos inflamatórios descontrolados.

Nesse momento, não conseguimos saber ao certo o mecanismo fisiopatológico, mas devemos focar no diagnóstico precoce dos problemas cardiovasculares para adequar o tratamento e aumentar as chances do paciente.

Isso pode ser feito através de tomografias computadorizadas, ecocardiograma ou ainda da ressonância magnética cardíaca.

Agora que você já sabe mais sobre os problemas cardiovasculares e a sua relação com a Covid-19, que tal compartilhar esse post com seus colegas de profissão para trazer mais informações sobre essa doença e auxiliá-los na luta contra o Coronavírus?

Se você quiser também, continue acompanhando o nosso blog para mais artigos para cardiologistas!

Autor: Quoretech

Data da publicação: 22/12/2020